Perguntas Frequentes

Quero saber sobre o empréstimo consignado INSS

Se você possuir margem consignável disponível, ou menos do que 09 (nove) contratos de empréstimo consignado em seu benefício e tenha tipo de benefício permitido para a contratação, você pode contratar um empréstimo consignado junto ao Banco Cetelem, com intermediação da Geru.

Você deve criar uma conta para acesso utilizando CPF, e-mail e senha. Uma vez validado seu acesso, deve preencher todos os dados do cadastro, envio de foto pessoal (selfie), foto do documento de identificação (RG com CPF ou CNH) com menos de 10 anos de expedição, assinatura do contrato e confirmar as condições do empréstimo que deseja solicitar.

Você deve ir até a “Home” do site, preencher as informações pedidas para ver a simulação do empréstimo. Depois de apresentadas as condições, você pode interagir mudando os valores ou prazo, para ver como ficam as condições do empréstimo que deseja. Até esse momento, você não assumiu nenhum tipo de compromisso. Caso queira prosseguir com seu pedido, precisará então criar sua conta na Geru e seguir o passo a passo do site. Vale lembrar que você precisará ter sua margem consignável disponível para poder contratar o empréstimo. Seu empréstimo só será concedido após a completa averbação do contrato.

Para aposentados e pensionistas do INSS, o limite mínimo de parcelas a serem contratadas são 06 (seis), e o limite máximo são 72 (setenta e duas) parcelas. O valor mínimo possível a ser contratado é de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e o máximo está relacionado com diretamente à margem consignável disponível no momento da contratação.

O INSS fixa a taxa máxima aplicável para os empréstimos consignados celebrados por aposentados e pensionistas do INSS. Dentro deste limite, a taxa de juros de seu empréstimo será calculada.

Margem consignável é o percentual autorizado pelo INSS para comprometimento do benefício do aposentado/ pensionista que quiser contratar um empréstimo com pagamento mediante consignação em pagamento. Hoje, o INSS fixou em 30% (trinta por cento) sobre o valor da renda mensal do benefício para empréstimos.

O Banco Cetelem é uma Instituição Financeira parceira da Geru. Os créditos concedidos através da Geru são emitidos pelo Banco Cetelem. O Banco Cetelem aparece em seus documentos na qualidade de credor da sua dívida. Para saber mais sobre o Banco Cetelem, consulte o site do banco.

Seu empréstimo será aprovado após o recebimento de todos os documentos e informações, análise de crédito e depois do retorno da informação do INSS sobre a disponibilidade de sua margem consignável.

O preenchimento do pedido de empréstimo é bem rápido. A resposta quanto à aprovação poderá demorar até 10 dias úteis.

Seu empréstimo pode não ser aprovado por diversos motivos, dentre os quais: insuficiência de margem para consignação de um novo contrato; existência de 09 (nove) contratos de empréstimo consignado ativos; políticas de crédito do Banco Cetelem. 

No momento, não haverá esta funcionalidade disponível na plataforma Geru.

Dúvidas de Cadastro

Sim, você pode. Oferecemos empréstimos Consignado para aposentados e pensionistas INSS. Em breve, também para servidores públicos federais.

Nesse caso, você deverá solicitar que sua senha seja reenviada, clicando no link correspondente na tela de login.

O e-mail é enviado imediatamente pelo site, contudo, alguns servidores de e-mails podem demorar para processar o recebimento dele. Assim sendo, pode haver a demora de alguns minutos

Faça uma busca pelo e-mail

Enviaremos o e-mail da "Geru" para que você consiga buscá-lo rapidamente. Se não estiver na caixa de entrada, verifique suas pastas. Se o e-mail foi movido por um filtro de spam ou regra de e-mail, ele poderá estar na pasta spam, lixo eletrônico, lixo, itens apagados ou Arquivo.

Certifique-se de estar verificando a conta de e-mail correta

Verifique se o e-mail foi digitado corretamente, pois cada caractere influencia no recebimento. E-mails como os da Microsoft possuem grande variação de domínios, portanto cuidado para não errar a escrita do endereço. Por exemplo: um e-mail @outlook.com não é igual a um e-mail @outlook.com.br.

Envie o e-mail novamente

Para reenviar o e-mail de verificação, por favor, clique em "Reenviar código de ativação" e enviaremos um novo e-mail para seu endereço.

Certifique-se de estar recebendo e-mails

Se você não estiver recebendo e-mails, talvez precise entrar em contato com seu provedor de serviço de e-mail para receber ajuda.

Validade do código de ativação

Cada vez que você solicita um código de ativação, um número diferente é gerado.
Caso o recebimento do código demore um pouco e nesse meio tempo você solicite novamente, o primeiro código perde a validade.

Para enviar sua foto, confira algumas dicas:

  • Deve ser uma foto tirada no momento do pedido (capturada pela sua webcam ou "selfie").
  • Ela precisa estar centralizada.
  • Deve ter sido tirada num ambiente bem iluminado.
  • Tem que ter boa resolução.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos canais de atendimento: canais de atendimento.

Você deve ter uma imagem de um comprovante de residência em seu nome, emitido nos últimos 3 meses gravada em seu computador para submeter no sistema. São aceitas contas de água, luz, gás, telefone, TV a cabo e IPTU. Os formatos aceitos são JPG, PNG ou PDF. A imagem deve ser legível e ter tamanho de até 6 MB.

Caso tenha problemas em submeter seu comprovante entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

A assinatura do contrato do seu empréstimo será realizada digitalmente, com mesma validade de uma assinatura feita em papel. Na confirmação de seu pedido de empréstimos você assina dois documentos, os termos de uso do tomador e a CCB (cédula de crédito bancário). Depois de concretizada a operação, você irá receber uma correspondência com os dados do seu empréstimo.

Você pode solicitar um novo código de assinatura no próprio site. Caso tenha alguma dificuldade em fazê-lo, entre em contato com nosso atendimento.

A Geru procura manter esta seção sempre atualizada com as dúvidas dos usuários. Caso não tenha encontrado a solução para a sua dúvida, entre em contato com o nosso atendimento.

Entre em contato com a gente. Pelo chat, acessando pelo site ou por e-mail contato@geruconsignado.com.br

Segurança

A Geru é uma plataforma 100% on-line que conecta pessoas que desejam fazer um empréstimo (tomadores) e instituições financeiras que desejam emprestar.

O e-mail é parte da sua identidade no mundo digital. É único, como seu RG ou CPF.

A Geru é uma forma segura, rápida e transparente de solicitar um empréstimo.

Não tem taxas inesperadas ou cobranças antecipadas.

Somos parceiros de Instituições Financeiras reguladas pelo Banco Central, responsáveis pela concessão de seu empréstimo. Todas as etapas do seu empréstimo, desde a proposta até o recebimento do dinheiro na conta, são transparentes e podem ser acompanhadas pelo site ou canais de atendimento.

Além disso, toda transmissão de dados e transações financeiras são realizadas por meio de ambientes criptografados, garantindo a segurança de seus dados pessoais e bancários. Para saber mais, veja a nossa seção Segurança e Privacidade.

Não. A cobrança antecipada de tarifas é conduta proibida pelo Banco Central.

A Geru ainda não conhece você. Para que possamos fazer uma proposta de empréstimo, nós precisamos das suas informações pessoais. Fique tranquilo, seus dados não serão utilizados para outras finalidades além da análise da viabilidade do pedido de empréstimo.

O pedido de empréstimo é totalmente on-line e seus documentos serão validados eletronicamente por meio de ambientes criptografados, por este motivo não são aceitos documentos via e-mail. Esse procedimento visa garantir a sua segurança e a de seus dados pessoais.